O blog é dela!!

Eu sei que um dia ela me vai "matar", mas até lá vou curtindo, escrevendo sobre a melhor coisa que me apareceu pela frente depois de ser mamy, a minha Besuguinha Mariana :)

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Mariana já Nasceu!!

Dia 19, conforme orientação médica, a Eliana logo de manha foi vista pelo médico, fez o toque, o CTG, e o medico disse-lhe que convinha o quanto antes a rapariga vir cá para fora. Na consulta anterior tinham falado em ser dia 22, a cesariana.

Há um ano atrás, à 00.10, de dia 20, hora em dia que a minha filhota nasceu, eu o pai e o irmão, combinados com o Francisco fizemos aquilo que deveria ser um serenata e nunca foi. O Miguel com uma guitarra com 2 cordas mais bambas que uma liana em plena selva, eu, com a minha voz sensual e afinada tipo cana rachada e o pai armado em Pai Natal fora de horas com a prenda. Valeu pela intenção e pelo cómico da situação.

Este ano, a Eliana estranhou! À 00.00 de dia 20, nem o pai nem a mae nem o mano.... nenhum de nós lhe telefonou a dar os Parabéns.

Pelas 9.00 da manha liga me a perguntar porque ninguem lhe dava os parabéns. Explicações dadas, disse-me que ia passar o dia com o marido e que á noite jantariamos todos juntos. Achei bem...

Voltei ao trabalho convencida que a Eliana iria ter um belissimo dia de aniversário!

Era quase meio dia e telefonei-lhe. Não me atendeu. de repente o meu telemovel toca e vejo que é o Francisco. Atendo e de imediato, sem me deixar falar ou sequer respirar e oiço a minha filha:

Oh mãe, desculpa, queria te fazer uma surpresa....a tua neta já nasceu!!!!!!!!!

bom...fugiu-me o chão...porquê não me disse nada, porquê esta surpresa, se eu até tinha gosto em assistir ao parto, eu nem sequer sofro do coração para ela me ter feito isto... entretanto oiço a piquena, a minha neta a chorar de goela bem aberta. A voz da minha filha, estava baça, parecia  sedada. desliguei o telefone e nem queria acreditar. A minha neta tinha nascido.... liguei para o Luis que entretanto também ja tinha recebido a noticia. Corri para as minhas colegas e contei... todas elas se riram. Afinal tinha sido uma grande surpresa ou melhor uma bela partida!!

Tulipas para a minha rica filha, e voei para a CUF Descobertas.A minha ansiedade em ver a rapariga era muita, e a de conhecer a carita da minha neta, mais ainda.

A Mariana nasceu atraves de cesariana, com 3,510 Kg e 51 cm de comprimento. Morenita, a cara do pai com cabelo qb e um grande hematoma na cabeçita provocado por uma ventosa que o medico teve de aplicar, por se encontrar muito encaixada e dificil de ser retirada. Para ajudar todo este processo, tinha o cordão umbilical à volta do pescoço.
Quando chego ao hospital, a Eliana já estava no recobro, mais a sua filhota.

Que estranho a minha filha ser mãe... eu ser avó... tinha de ver... interiorizar isto não é fácil. Já perto da porta de entrada da sala do recobro, quem vem a sair??  O Luís, o avô mais babado que já vi. Estava feliz, feliz, feliz!! A sua loura, a sua querida filha, tinha tido um bébé. Outra menina, para lhe fazer brilhar o olhinho!!

Entrei e dei de caras com a Eliana inchada, mas claro, sempre muito bonita! Ao seu lado, uma "coisa" toda muito cor de rosa, compridita, de nariz arrebitado e uns olhitos que pareciam rasgados.

Era a minha neta, a minha Mariana, que era para se chamar Caroliana, Beatriz, Mafalda, Leonor e que ficou Mariana ;)

Neste dia, 20 de Janeiro de 2010, e após o nascimento, mãe e filha encontravam-se bem. o pior mesmo foi no segundo dia. A Eliana tinha dores, dores que o médico dizia que não tinham de existir, pois estava tudo bem. Dores que não passavam com comprimidos e que aos poucos durante o dia espalharam-se por todo o corpo, mobilizando-a completamente.  Naquele corredor, várias mães que tinham passado por cesariana, e so a Eliana e outra é que se queixavam com tais dores. As enfermeiras justificavam com o "ar" que tinha entrado para o organismo. Falavam em gases, mas o que nos era permitido ver, era a minha rica filha que quase não andava, os braços não levantavam, quase não se mexia. Recomendação: andar no corredor para o ar descer. Quanto mais tempo permanecesse deitada mais o ar subia. Que coisa estranha... nunca tinha ouvido tal coisa. Nessa noite dormi no hospital, para lhe dar algum apoio, porque nem a menina conseguia tirar do berço para amamentar. Foi uma noite daquelas... a Mariana até à meia noite dormiu;  da meia noite ás quatro da manha foi um berreiro, com chucha, sem chucha, ao colo ...enfim coisas de recem nascidos.Nessa noite a Eliana dormiu sentada numa cadeira. Foi a melhor posição que arranjou para suportar todo o incomodo que sentia. No terceiro dia, uma nova enfermeira que percebeu que a Eliana não estava bem, decidiu intervir. Todos para fora do quarto e ficaram somente as duas. Algum tempo depois, a minha filha saiu, já a andar sem dor, ja levantava os braçitos e enfim as melhoras foram notórias. Porque não fizeram este "tratamento no 2º dia" perguntas que não obtenho resposta. Não entendo.

Engraçado foi que no 2º dia e perante a impaciência da mãe com tantas dores, resolvi pegar na criança e vir dar uma volta com ela para o corredor. Como o avô estava na sala de espera, fomos ter com ele.Houve uma enfermeira que me disse que não podia sair do corredor dos quartos, pois o alarme da bébé disparava na central. Ok, voltei para o quarto. No outro dia soube que a Segurança accionou o plano X, ou seja fechou tudo o que eram portas de acesso ao exterior, fechou as garagens, e mais, tomou outras medidas tidas por convenientes quando surge a suspeita de desaparecimento de um bébé!! No dia seguinte ouviam comentários como ...ontem quizeram roubar um bebé..., encerraram o hospital... deve ter desaparecido um bebé! Enfim, ningém me entende!!

No quarto dia, a Eliana e a Mariana tiveram alta, iniciando assim uma nova etapa de vida


Bem vinda Mariana ;)

2 comentários:

  1. eheheh... imaginar a minha colega do colégio do vale mãe... é estranho. mas ao mesmo tempo farto-me de me embebecer com a Marianinha e só a conheço por fotos. lool... espero que tudo corra pelo melhor. Recordo-me de uma Eliana rebelde q.b. não a imaginaria de todo mamã pelo menos tão cedo. Depois recordo-me de recordar a sua filha quando conheci a minha caracolinhos (sobrinha + nova na altura, agora a do meio de 3 rebeldezitos que tenho na vida), isto de ser filha unica mas ter 3 sobrinhos... é o que dá ter noivo com uma mana que gosta do blocos de parto... sim tenho uma Elianazinha na minha vida... tb ela linda! Fartei-me de rir com o episódio de acharem que roubaram um bebé, e de terem de encerrar o hospital por causa de 1 avó babada, mas entenda-se as normas. não é verdade... fiquem bem. beijinhos à Elina e à sua Mariana pequenina (que tem o nome da minha sogra) loool.

    ResponderEliminar
  2. cheguei aqui por acaso...mas valeu a pena :) Muitos parabéns para todos...e que a pequenina Mariana cresça sempre rodeada de amor e luz.
    Torga escreveu " Uns tem a sina de sonhar a vida, outros de a Colher" Que a Mariana possa Sonhar e Colher tambem.
    Brevemente tambem vou ser avó e ainda não me passou o espanto de ver a minha filhota de barriguita e brevemente a ser mãe...
    Tudo de bom para voces...brisas doces nos vossos dias*****

    ResponderEliminar

vais comentar? a sério? ;)