O blog é dela!!

Eu sei que um dia ela me vai "matar", mas até lá vou curtindo, escrevendo sobre a melhor coisa que me apareceu pela frente depois de ser mamy, a minha Besuguinha Mariana :)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011





Do Quinto Mês ao 1 ano da Besuga

Até que gosto de escrever, e mais ainda quando se trata da minha neta… mas os meus afazeres nem sempre me deixam tempo livre e disposição para aqui vir, e depois escolher as fotos,  enfim… muito trabalho para tão pouco tempo. Mas ainda assim e já que a Mariana esta quase a fazer 2 anos, sim 2 anos, vou tentar actualizar o blog senão um dia destes a rapariga ainda casa e não consegue ler a historia que a vovó tenta narrar entre uns e outros episódios.

Já com os meus filhos aconteceu o mesmo. Adoro os 6 meses. São bebezões simpáticos, reboludos, cheios de “banhas” boas para a gente apertar. E assim foi com a Mariana, que dos 5 para os 6 meses estava uma bebe lindo de morrer. Sou suspeita, porque sou avó, mas concordam comigo, a minha Nana é linda mesmo.


O quarto da piquena continuava sem o berço, uma vez que estava no quarto dos pais. Por esta altura, Maio de 2010, colocámos a cama de grades no quartito, retirando apenas o biombo. A cama de grades branca, vestida com edredon branco, os laterias que protegem das grades, brancos e almofadas brancas; do tecto saiu um dossel branco, muito  simples,  que tornou o quarto leve, quase parecia uma nuvem que estava naquele canto.  Mas nem assim a piquena lá dormia sozinha. Continuava no berço, já pequeno para ela, no quarto dos pais.


Adoro esta foto. Aqui a Mariana estava com 5 Mesinhos. A Natacha continuava a ser a sua fotografa e a cada sessão a Nana se entregava mais, como se de uma profissional se tratasse. A relação com a máquina, estúdio  era perfeita. Ela parecia adorar :) 
O 5º Mês da Mariana ficou marcado pela partida do bisavô paterno, com quem todos nós tínhamos uma relação muito próxima. Claro que a Nana não entendeu. Nestes dias terríveis, ficou com a prima Susana, que um dia destes há-de ser a sua madrinha, a fim da família fazer o luto necessário. A esta altura a minha filha ainda estava de licença de maternidade, uma vez que tinha optado pelos 5 meses. Em relação aos meses passados, a Eliana parecia estar bem melhor. Aquela menina, fazia com que ela andasse para frente, mesmo com a tristeza de ter perdido o avô, bem como continuar sem saber da Bê.

No tempo disponível a Eliana começa a busca por um colégio para a Mariana. Afinal em Setembro a pequenita tinha de se fazer à vida, a Mãe tinha de voltar ao trabalho e avós disponíveis, não existem ;)


Estes meses da Mariana, foram bastante melhores. As cólicas nao existiam, começou a comer, com um apetite enorme, e as "lites" (faringite, laringite, otite...)ainda não tinham começado a surgir. Depressa chegaram as férias e com elas a vida da Nana mudou, ou seja ficou com os avós :)
Montargil, Alvor, e Costa. A rapariga parecia que crescia de dia para dia. Sempre muito bem disposta, devorava as refeições, dormia tranquilamente, era um bebé que transbordava felicidade :)

acabadinha de acordar







        A Mariana com 6 Meses



A 13 de Julho aparece o 1º dentinho, uma graça, depois de algum tempo sempre com muita baba, a 26 de Julho aparece o 2º dentinho!


Na praia, era um prazer estar com esta menina... agua, agua e mais agua, fria ou não o "shap shap" era com ela. Com os todos os cuidados devidos, muitoooooooooooooo protector, muita agua, passou bons dias de praia e também de piscina, neste Verão. Posto isto a mae resolve fazer uma inscrição num estabelecimento para a Mariana ter aulas de natação e assim,  a 18 de Julho tem a primeira aula de natação, junto de outras criançinhas e respectivos pais. De fato de banho e touca, a Mariana, estava um apetite!!

A 26 de Julho, primeiro dia de férias da avó, foi ao jardim zoológico. Num dia de calor terrível, 41ºgraus, não deu para perceber bem o que lhe estava a acontecer, mas foi olhando, com alguma curiosidade para os bicharocos. Curiosamente neste dia, dormiu sozinha no quartito dela. Foi a primeira noite :)



E depressa chegamos aos 7 meses e com eles uma nova vida, e uma nova sessão

A 30 de Agosto entrou para o colégio....!!

Depois de várias visitas a colégios, dentro da área de residência, a minha filha optou por este colégio. Segundo ela, gostou muito da Directora, e as instalações/preço eram aceitáveis. Claro que queremos sempre o melhor, mas o lado económico também pesa, e este estabelecimento parecia enquadrar.se dentro do que a Eliana e o Francisco pretendiam. Não disse prego nem estopinha, até porque há já alguns anos, que estou fora desse meio e como ate moro deste lado (lisboa) as minhas referências eram poucas. Apenas conhecia o Colégio do Vale onde andaram os meus dois filhos e conheço os donos do colégio Guadalupe, que também na altura dos meus filhos tiveram o Externato "Novo Dia" que também foi frequentado pela Eliana e pelo Miguel. Posto isto achei melhor não dar palpites. É uma decisão dos pais, com um nível muito alto de preocupação; afinal durante um largo período do dia, a nossa menina ficaria entregue, supostamente a Educadoras e Auxiliares, que tratassem dela, aplicando os conhecimentos inerentes à profissão bem como uma dose grande de carinho e atenção.
Passado um mês e pouco, resolvo ir com a minha filha buscar a Mariana ao colégio. Não gostei do que vi. Aliás, nem vale a pena descrever, porque poderia ser mal interpretada uma vez que a pequena é minha neta.
E pensar que  poderia estar muito melhor, num estabelecimento da Misericórdia....enfim, opções!! Adorava e a Eliana sabe bem, que a minha neta fosse acompanhada pela Luisa Costa, nossa colega da Santa uma Auxiliar, como há poucas!! Certamente que estaria em muito boas mãos :)


A partir do mês de Outubro, a Mariana estava constantemente doente. Os médicos referiam-se aos infantários com os infectários. Pouca ou nenhuma possibilidade tínhamos de alterarmos as nossas vidas . Era um mal necessário a Mariana frequentar o colégio. Quando um menino estava doente, os outros eram solidários e ficavam também... foram meses a caminhar para a pediatra e para o Cuf descobertas onde nasceu e onde a minha filha faz questão de ir quando se trata de uma urgência. Faringite, conjuntivite, laringite enfim foi uma fartura. A Eliana metia baixa atrás de baixa....  e a pequenina sempre doentita. Foram tempos difíceis de viver, ver aquela pequenina com dificuldades de respirar, a febre que teimava em não baixar...bolas, havia de haver vacinas para tudo!!
Os episódios menos bons, no referido colégio, foram surgindo e os pais constatando!! Deram alguns alertas à Directora mas não surgirão efeito.
Segunda vez que a vou buscar ao colégio, ia-me dando uma coisinha. A menina, e porque estava já doentita, sujou a roupa, vestiram outra, que voltou a sujar com diarreia. Por fim, num dia terrível de frio fui dar com a criança, sem body, sem colans , apenas com umas calças de fato treino e uma camisola. Um estabelecimento destes não tem mudas de roupa suplementares para um caso destes? Inclusive poderiam ter ligado ao pai que rapidamente la chegava com roupa... por amor de Deus, para mim foi a gota de agua!!
A par disto, fomos detectando em várias situações que a Mariana colocava um dos olhitos ao canto. A 18 de Novembro foi a uma consulta da especialidade (6 meses de espera) a uma médica XPTO, que nos garantiu nao ser nada de mal, apenas o olho preguiçoso. Antes isso :)

Os 8 meses chegaram num instante

8 meses 
Já gatinhava por todo o lado.  Já comia quase de tudo, mas à conta de estar quase sempre doente, dormia no quarto dos pais. 
Com o avô superbabado
Com a vóvó hiperbabada ;)

A sessão dos 9 meses foi muito interessante. As sessões da Natasha eram sempre temáticas e como dia 31 de Outubro era o dia das bruxas, a minha bruxinha, doente que estava neste dia, sob o efeito de Benuron lá foi tirar umas fotos!
A hora do banho é uma festa :)

O banho que ela tanto gosta


Em todas as ocasiões a maquina é bem vinda 

O tempo passava e a mariana continuava doente! A pediatra por um lado achava normal, dado ser Inverno, frequentar um infantário e eu a achar que devia ser operada, ao que os médicos hoje em dia não querem, mas que certamente seria um alivio. Dizem que serve de filtro e não se devem tirar, refiro me aos anedoides (acho que não é assim que se escreve)!!!

Mariana 10 Meses

Vermelho e branco, as cores escolhidas para a sessão dos 10 meses. Continuava doente, mas quando via a máquina fotográfica as melhoras eram visíveis.  A Eliana continuava com o horário de amamentação, pelo que saia mais cedo do trabalho,  para ir buscar a besuga ao colégio. Um ou outro fim de semana ficava comigo e com o avô. Pesava .....kg (tenho que perguntar á mae dela)
Fazia 1 ano que não viamos a BÊ. só sabiamos que ela estava bem...
11 meses


 Sessão dos 11 meses. O cabelito por esta altura começa a querer encaracolar, já segura melhor os ganchos. continua a gatinhar por todo o lado e emite uns sonhos no mínimo estranhos. Tem um carinho especial pelo pai. Como a Eliana se levanta muito cedo, é ao Francisco que cabe a missão de levantar a filha dar o biberão, vesti-la e levá-la ao colégio. Há uns anos atrás achava isto impensável .... mas o rapaz revelou-se, é um excelente pai, sempre presente, com muitos cuidados com a criança.




Quando está sugadita é uma ternura !!










este mês teve 2 sessões, a normal e a do Natal. aqui fica o registo:

Mariana 11 meses



e por aqui fico,  esperando actualizar rapidamente  este blog ! ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

vais comentar? a sério? ;)