O blog é dela!!

Eu sei que um dia ela me vai "matar", mas até lá vou curtindo, escrevendo sobre a melhor coisa que me apareceu pela frente depois de ser mamy, a minha Besuguinha Mariana :)

domingo, 11 de julho de 2010

O Primeiro e Segundo Mês da Mariana

O primeiro mês da Mariana, decorreu sem grandes sobressaltos,ou melhor com alguns sobressaltos, tirando o facto que comia de noite, quase de 3 em 3 horas, situação com a qual eu discordei e discordo completamente. Mas a mãe é ela e não eu, e como tal limitei-me a ser espectadora, não deixando de lançar para o ar umas piadas, do tipo a “a miúda tem fome…” “não sei se o teu leite é suficiente”, e tal, mas não fui bem sucedida. Foi a uma pediatra, ao fim de 15 dias, que obviamente falou com ela e lhe disse para insistir com o leite materno. Passou a ir pesar a Mariana de 8 em 8 dias, para perceber se estaria a aumentar de peso. De facto aumentou, mas ainda assim, achei pouco.

Com o passar dos dias, as crises de choro da pequenina, começaram a aumentar, aparentemente sem explicação. Só se calava de mama na boca, e aí percebemos que seriam cólicas. A Eliana alterava a sua dieta para tentar perceber se era alguma coisa que comia que provocava cólicas à bebé,..no dia seguinte parecia pior. Ela tinha crises de depressão, porque já achava que seria ela, mãe de primeira viagem, que não tinha capacidade para tratar da besuguinha. Para mim não foram dias fáceis. Nem sei quem me preocupou mais se a pequenita se a grandita. No dia 9 de Fevereiro, sai a meio da tarde do trabalho decidida a dar a volta à situação. Já tinha lido algures, informação sobre um chá, para as cólicas do recém nascido. Comprei o chá da Nutriben – Gases, e lá fui, confiante que iria resolver ou pelo menos minorar aquela situação. Nesse dia a minha rica filha estava transtornada. Assim que cheguei e a vi, de imediato peguei na pequena, enrolei-a na mantinha e vim beber um café. A Eliana necessitava de um tempo para ela, para tomar um banho, para descansar a cabeça nem que fosse por uns míseros minutos. Claro que a rapariga na rua ou no carro, cala-se, parece que fica sem dores, mas acho que acontece com qualquer criança. De regresso, falei com os dois e consegui convencê-los a comprar uma lata de leite para tirarmos as teimas. Além das cólicas, a Mariana podia também não ficar saciada com o leite materno e ter fome. Mas…Não compraram. Preparei o chá, não sem antes ter falado com o casal e bastante assertiva, disse que o iria dar à menina. A Eliana e o Francisco ouviram-me e olhavam-me desconfiadíssimos, como quem diz… então a pediatra receita o Biogaia, massagens na barriga da bebe, agua so aos 4 meses e de repente aparece a “sogra”/mãe e dá de uma virada 50 ml de um chá que nunca ouvimos falar…. Não precisavam falar… eu lia na expressão deles, cada palavra que pensavam.



Assustados, era como eu achava que estavam. Já à noite, demos um valente banho à criança uma vez mais o chá, mama. Dormiu até as 7 da manha. O chá tinha sido eficaz!!

Nos dias seguintes, percebemos que se a Mariana não tomasse o chá, as cólicas regressavam.

O chá passou a fazer parte da refeição da Mariana; antes do leite mamava o chá, e o alívio das cólicas, era notório.

A Mariana entrou no seu 2º mês de vida, com o peso normal, mas muito comprida. As feições, começaram a tornar-se parecidas com a mãe, mas sempre com os olhos do pai.
Assim, foi à consulta da  pediatra -  2º Mês

Paso - 5.010Kg com 59cm

Dia 22 de Março - Primeiras Vacinas

VIP – 1.ª dose (Poliomielite)

DTPa – 1.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)

Hib – 1.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)

VHB – 2.ª dose (Hepatite B)

Prevenar (não está no PNV)

Não ficou prostrada nem com febre. Talvez um pouco resmungona, mas nada como antigamente, que ficavam cheios de febre, por vezes até vomitavam... enfim as coisas evoluem.

Aos 2 meses e pouco, fez a primeira visita às urgências do Hospital onde tinha nascido. Valeu-nos bem so o susto!!
No dia 24 de Março, começou com diarreia. A elaiana contactou a pediatra, que lhe disse para controlar se aparecia febre ou não.


Dia 26 de Março - começou a vomitar, a pediatra mandou dar agua com açucar aos poucos, se não resultar ir às urgência por causa da desidratação
-Jantamos lá em casa e não gostei do que estava a constatar... a rapariga pequena, após comer, em jeito de bolsado, vinha uma golada daquelas. Optamos por ir às urgências  da cuf descobertas.

 A Medica que a assistiu deu-lhe logo soro e avisou que se ela rejeitasse o soro ficava internada! tomou soro e veio medicada para casa - Gastroentrite Viral.
Regressamos a casa. Nesta noite dormi lá. Achei melhor, para descanso do meu genro que com estes episódios estava quase em coma! e profundo, acreditem...

Alguns dias depois, dia 30 de março - Consulta Pediatra por causa da Gastroentrite. 4.980kg - Tadinha, tinha perdido peso. A médica de imediato mandou parar a  medicação.

Dia 2 de abril (6ª feira santa) teve uma recaida, voámos para a  Cuf. Por sorte apanhamos a mesma médica que de imediato lhe fez uma analise à urina. Felizmente estava tudo certo. Se não melhorasse teriamos que marcar uma ecografia abdominal. Não foi preciso. A Mariana melhorou a olhos vistos.

Este foi o primeiro episódio, certamente de muitos que vão aparecer, como é normal nas criançinhas.

Como apanhou uma gastroentrite viral, não sabemos, possivelmente algum de nós transportou o virus para casa e foi o suficiente para ter acontecido isto.
A vóvó muitooooooooo babada!

2 comentários:

  1. Parabéns a Mariana é uma bebé linda!
    A minha bebé também teve muitas cólicas por volta do 2º mês que eram causadas principalmente por obstipação. Com o aero-bio ela começou a regularizar.
    Felicidades

    ResponderEliminar

vais comentar? a sério? ;)